Primeira República: um balanço historiográfico

As autoras Ângela de Castro Gomes e Marieta de Moraes Ferreira buscaram em seu trabalho, “Primeira República: um Balanço Historiográfico”, fazer um balanço quanto a historiografia da Primeira Republica, ou seja, a evolução da escrita histórica, da literatura, sobre este período e tema, como forma de relembrar o centenário da proclamação da republica. Este trabalho acaba por evidenciar as origens das politicas republicanas do Brasil.

Como fonte, as autoras priorizaram por usar textos de fácil acesso ao publico, das mais diversas áreas das ciências sociais, com ênfase na Primeira Republica. Incluindo nessas fontes textos clássicos que influenciaram e/ou influenciam até os dias de hoje no estudo sobre Historia do Brasil deste recorte temporal, mostrando que autores mais atuais acabam, em seus trabalhos, usando dos textos clássicos e suas considerações com formas e elaborações inteiramente diferentes, promovendo uma nova visão sobre a Primeira Republica e suas particularidades, seja através de uma crítica positiva ou negativa quanta a estes trabalhos clássicos. Excluiu-se da pesquisa trabalhos muito recentes a formação da Primeira Republica, por poderem apresentar visões focadas em outras perspectivas, senão as escolhidas primordialmente pelas redatoras do trabalho.

Usando trabalhos pouco conhecidos, do público, aos mais conhecidos, e mostrando as suas correlações de substituição ou complementariedade, acaba montando um detalhado mapa estrutural da historiografia da Primeira Republica, mostrando seu peso, suas variações e desdobramentos e seus inúmeros vazio.

Ângela de Castro Gomes

Doutora em Ciência Política pelo Iuperj, professora titular, hoje aposentada, de História do Brasil na Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas), autora de 34 livros, sem contar capítulos de livros e grande número de artigos em revistas especializadas, a historiadora Ângela de Castro Gomes queria ser médica. Hoje é uma referência nacional, com reconhecimento nas áreas de história e ciências sociais, querida de alunos e colegas


Marieta de Moraes Ferreira


Marieta de Moraes Ferreira é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (1985-1991); realizou pós-doutorado na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales-EHSS, Paris (1996-97), como bolsista da CAPES. Diretora do Centro de Pesquisa e Documentação de HistóriaContemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas-CPDOC/FGV (1999-2005); professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IFCS/UFRJ(desde1988); presidente da Associação Brasileira de HistóriaOral-ABHO (1994/96); presidente da International Oral History Association-IOHA (2000/2002); editora da Revista EstudosHistóricos – CPDOC (desde 1993); membro do Comitê Editorial da Revista História Oral; membro do Conselho da RevistaNossa História, da Fundação Biblioteca Nacional-FBN; Membrodo Conselho da Revista Lusotopie, Paris. 

Um comentário sobre “Primeira República: um balanço historiográfico

Deixe um comentário